Workshops

Terão lugar no dia 1 e 2 de julho de 2019 na ES André Gouveia.

Consulte em baixo todas as informações necessárias.

Este ano são 7 (sete) os workshops disponíveis.

 

Dia 1 de julho - tarde

Rádio Miúdos
"Vamos fazer um programa de Rádio"

Os profissionais da Rádio Miúdos vão desafiar os professores para viverem por umas horas o ambiente de uma estação de rádio. Vão testar várias técnicas básicas de produção em rádio e construir e produzir um programa de Rádio, com tema à escolha do professor. O resultado é editado pela Rádio Miúdos e difundido globalmente na programação da rádio online em www.radiomiudos.pt e colocado posteriormente em podcast.

Ana Paula Faria Ferreira e Fátima Bonzinho (CIBE RBE)
"Podcast e webcast: novas formas de comunicar e de educar para os media"

Os podcast e os webcast são ferramentas cada vez mais utilizadas para comunicar, pois, para além de serem facilmente disseminadas, promovem a criação de novas narrativas e, consequentemente, novas formas de educar para os media. Neste workshop, os formandos poderão experimentar ferramentas de criação e disseminação de podcasts e webcasts, refletindo sobre o papel que poderão ter em contexto educativo.

Teresa Pombo (PNL)
"Os Media na Escola: Leitura e Cidadania"

Esta oficina procurará proporcionar uma reflexão sobre o papel que a leitura pode desempenhar, em pleno século XXI, na construção do cidadão, nomeadamente através da leitura crítica dos media. Os media digitais fazem, cada vez mais, parte das nossas vidas e é importante não esquecer a construção do cidadão digital e de que modo as multiliteracias podem contribuir para o desempenho de uma cidadania ativa. Serão trabalhadas dimensões diversas das literacias digital e dos media através da exploração de recursos e de atividades práticas.

Jorge Francisco Borges (RBE)
"Comunicar com e pelos Media"

Como colocar os Media ao serviço de melhores aprendizagens, promovendo a um tempo o sentido crítico, as multiliteracias e o conhecimento dos alunos? Neste workshop falar-se-á da importância da comunicação e dos Media na sociedade contemporânea e na escola. Os participantes serão convidados a experimentar recursos digitais que promovem esta comunicação com e pelos media.

Dia 2 de julho - manhã

Carlos do Rosário (IPPortalegre)
"Como estimular a leitura de imprensa em contexto escolar"

A leitura de uma imprensa rigorosa, objetiva e creditada deve ser estimulada em contexto escolar. Este workshop procura refletir sobre o problema dessa leitura junto das populações juvenis e lançar pistas para estratégias que possam ajudar os docentes e os alunos na procura e usufruto de uma informação de qualidade.

Gonçalo Espadeiro (UNIVERSIDADE DE ÉVORA)
"Computação sem computadores: uma abordagem ao desenvolvimento do pensamento computacional com recurso à matemática"

O pensamento computacional assenta as suas bases sobre o desenvolvimento do conhecimento científico e tecnológico e está cada vez mais presente nas nossas vidas. Neste sentido há muito que se reclama que o conhecimento sobre a computação não deve ser apenas um tipo de conhecimento exclusivo dos cientistas da computação, devendo antes ser alargado ao maior número possível de cidadãos para os ajudar a compreender e a intervir nas, cada vez mais, complexas realidades sociais e económicas onde estão inseridos. No domínio da educação, o pensamento computacional pode ser desenvolvido nas mais diversas áreas disciplinares, sendo a matemática uma área onde esta relação é mais estreita e natural. Nesta sessão prática irão ser apresentadas e exploradas algumas atividades (desafios e problemas) que estabelecem uma relação muito próxima entre matemática e a computação. Cada uma das tarefas propostas será contextualizada com os princípios da computação inerentes, com o intuito de ajudar à compreensão da forma como a máquina interpreta os dados que lhe são fornecidos.

Tiago Caldas Nunes - IPBeja
"Valorização da Materialidade pela Mediatização"

A partir de exemplos da abordagem metodológica de projeto multidisciplinar no contexto educativo, procura-se estimular a utilização da produção audiovisual e multimédia na interpretação da materialidade, visando a produção de conteúdos mediatizáveis.