Participantes

Biografias dos participantes

Vitor Tomé

Jornalista (CP1524-A), formador de professores e investigador na área dos media e do jornalismo, é pós-doutorado em Ciências da Comunicação (UAlgarve2018), doutorado em Educação (ULisboa, 2008), pós-graduado em Tecnologias Educativas (ULisboa, 2005) e em Jornalismo (ISCTE-IUL, 2015), e licenciado em Professores do Ensino Básico (IPCB, 2002). É investigador integrado do Centro de Investigação em Estudos de Sociologia (CIES-ISCTE_IUL), e leciona na Universidade Autónoma de Lisboa. Em termos de investigação, trabalha em projetos de investigação, nacionais e internacionais, desde 2006. Atualmente desempenha funções como perito externo internacional (Projeto Diálogos UE-Brasil sobre Direitos Humanos; Projeto Educação para a Cidadania Digital - Conselho da Europa), coordenador científico (Projeto PICCLE, PNL-Ministério da Educação, Portugal) e investigador (exs: Ação COST European Literacy Network; Projeto Literacia dos Media e Jornalismo – DGE, Sindicato dos Jornalistas e CENJOR; Competências Mediáticas de Literacia – Universidade de Coimbra). Coordena ainda o Projeto comunitário “Educação para a Cidadania Digital para a Participação Democrática” (2016 - ...), na área de Lisboa, focado em crianças (3-9 anos) e uma Academia Gulbenkian do Conhecimento (2019 – 2022) centrada no desenvolvimento de atividades de STEAM com crianças de Pré-escolar a de Literacia dos Media com crianças de 1º Ciclo. Lecionou no Ensino Básico e Secundário, bem como no Ensino Superior em Portugal, no Brasil e no Japão. É autor de vários artigos científicos em revistas internacionais, bem como de capítulos de livros e de livros.

Tiago Caldas Nunes - IPBeja

Professor Adjunto do Departamento de Artes, Humanidades e Desporto do IPBeja, na área de Audiovisuais e Produção dos Media. Investigador do Lab:ACM - Laboratório de Arte e Comunicação Multimédia, em projetos tais como “Alentejo Criativo - Ações de Qualificação das PMEs de Indústrias Culturais e Criativas” (alentejocriativo.net) e “Show Your Own Gold - A European Concept to Visualize and Reflect One’s Vocational Biography Using Digital Media” (Erasmus+).

Jorge Francisco Borges (RBE)

Professor do ensino básico e secundário, foi diretor do Centro de Competência da Malha Atlântica, formador, membro da Equipa de Missão Computadores Redes e Internet nas Escolas [eCRIE], membro da Equipa Recursos e Tecnologias Educativas [ERTE], coordenador de projetos nacionais e europeus, membro das equipas setoriais do Plano Tecnológico da Educação e professor convidado na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação. Atualmente é membro do gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares, onde também já exerceu as funções de coordenador interconcelhio.

Ana Paula Faria Ferreira

Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares e Formadora Certificada pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, concluiu, no ano de 2016, o seu Doutoramento em Ciências da Educação, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Pós-graduada, pelo Instituto Superior de Psicologia, em Formação de Formadores, possui, ainda, um Curso de Especialização em Gestão e Animação de Centros de Recursos Educativos, pela Escola Superior de Educação de Portalegre.
Autora de várias publicações na área da avaliação, das bibliotecas escolares e dos dispositivos móveis aplicados à educação, integra a equipa dos Centros de Investigação Laboratório de Tecnologia Educativa, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e Techn&Art, do Instituto Politécnico de Tomar.

Carlos do Rosário (IPPortalegre)

Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Évora em 2019. Professor Adjunto da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre (Departamento de Ciências Sociais, Território e Desenvolvimento). Desenvolve atividade de investigação científica e de formação nas áreas da Sociologia das Práticas Culturais e da Leitura e da Promoção da Leitura.

Gonçalo Espadeiro (UNIVERSIDADE DE ÉVORA)

Professor de Matemática do ensino secundário requisitado no Centro de Competência TIC da Universidade de Évora. Tem um curso de especialização em Educação Matemática e é mestre em Ciências da Educação, tendo desenvolvido um trabalho de investigação em torno das tecnologias na educação matemática em Portugal. É doutorando da Universidad de Extremadura e está a desenvolver trabalho na área da algoritmia no ensino e aprendizagem de matemática. Nos últimos anos tem tido como principais áreas de interesse o desenvolvimento do pensamento computacional, a computação sem computadores e algoritmos.

Teresa Pombo (PNL)

ocente de Português e Mestre em Ciências da Educação na área das Tecnologias Educativas.

Exerceu, entre setembro de 2010 e julho de 2017, funções na Direção-Geral da Educação onde coordenou diversos projetos, a nível nacional e europeu, no âmbito da integração curricular das tecnologias (projetos inGenious e CPDLab) e, da educação para os media (blogues educativos e jornais escolares, co-autoria do Referencial de Educação para os Media, publicado pela DGE em 2014).
Exerce neste momento funções no âmbito do Plano Nacional da Leitura onde trabalha as ligações entre as literacias da leitura, digital e dos media. É formadora de docentes na área das tecnologias educativas. Tem partilhado com frequência nas redes sociais o resultado das suas opções metodológicas de recurso às TIC para a aprendizagem do português, tendo integrado o projeto MILP – Meios Interativos em Língua Portuguesa.
Recentemente, tem procurado conhecer e explorar as potencialidades da utilização de jogos e de técnicas de gamificação na motivação para a leitura e escrita.

Rádio Miúdos

Apresentação
https://www.radiomiudos.pt/index.php?cont=10&page=1

Isabel Mendinhos

Foi professora bibliotecária, Coordenadora Interconcelhia e membro da equipa do Gabinete RBE.
Com licenciatura em Filologia Germânica, pela Universidade de Lisboa e mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares, pela Universidade Aberta, tem colaborado na formação de professores bibliotecários e participado, como oradora, em vários seminários e encontros nacionais e internacionais.
É coautora do Referencial Aprender com a biblioteca escolares vários capítulos e artigos sobre a temática das bibliotecas escolares e literacias.

Elsa Conde

Licenciada em História, especializada em Ciências Documentais e mestre em Comunicação Educacional Multimédia.
Exerceu funções letivas entre 1980 e 1995, foi bibliotecária e desenvolveu atividade regular como formadora.
Trabalhou na Rede de Bibliotecas Escolares entre 1997 e 2017, onde foi responsável pela elaboração e implementação do Modelo de Avaliação para as Bibliotecas Escolares e do Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar, pela coordenação do projeto de cooperação em Moçambique do Programa RBE e pela coordenação interconcelhia das bibliotecas escolares em diversos municípios do Alentejo.
Em 1 de abril de 2017 foi nomeada subcomissária do Plano Nacional de Leitura 2027.

Liliana Valente

Jornalista da secção de política do Público.
Nasceu em Castro Verde e desde sempre quis ser jornalista, há 14 anos que cumpre esse sonho, que é ao mesmo tempo um dos papéis mais importantes em democracia. O seu primeiro trabalho foi desenvolvido no extinto semanário O Independente, depois no Rádio Clube Português de onde saiu para o Jornal i, onde esteve cinco anos. Nestes últimos anos foi fundadora do jornal online Observador de onde saiu para o Público onde está há três anos a acompanhar o Governo e a fazer várias investigações sobre incêndios e sobre o mundo da política.
É autora, com Filipe Santos Costa, do livro "Independente - A Máquina de Triturar Políticos".
Liliana Valente, foi recentemente uma das jornalistas, distinguida com uma menção honrosa na 21ª Edição do Prémio AMI por “Pedrogão Grande: Eis que fazem novas todas as coisas”, um documentário do PÚBLICO.

Margarida Toscano

Coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e representante do Gabinete RBE no GILM – Grupo Informal de Literacia Mediática. Participa, esporadicamente, em congressos e publicações na área da educação para os media, é co-responsável pelo concurso Media@ção e está ligada ao Grupo de Trabalho Comunicação e Educação da Sopcom – Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação.
Para além de professora de Filosofia no ensino secundário foi directora pedagógica do IM - Instituto Multimédia, escola profissional criada pelo Centro de Formação de Jornalistas do Porto e professora do Curso de Comunicação e Jornalismo no Instituto Português de Estudos Superiores, em Lisboa.
É licenciada em Filosofia, mestre em Ciências da Comunicação e pós-graduada em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares.