Apresentação

O Encontro "Ler e Formar Leitores no Século XXI: Bibliotecas e Inclusão" visa a criação de um espaço de partilha de ideias em torno das problemáticas sobre o papel da leitura e das bibliotecas como fatores de sucesso educativo, formação global e inclusão social.

O desenvolvimento tecnológico, a expansão da Internet e a multiplicação de ecrãs têm revolucionado a nossa relação com a leitura, a informação e o conhecimento, diversificando e enriquecendo os modos de ensinar e aprender e de formar leitores.

A aprendizagem e o sucesso educativo assentam no domínio de conhecimentos e capacidades nucleares e no desenvolvimento de competências transversais, exigindo a integração curricular de novas literacias.

A igualdade de oportunidades no acesso a recursos ricos e diversificados de informação e de criação de conhecimento é um fator chave de qualificação e formação pessoal, contribuindo para uma cidadania mais livre e ativa.

O conhecimento histórico do caminho recente nos campos da leitura e das bibliotecas em Portugal, a consciência das dificuldades que atualmente o atravessa e a necessidade de uma perspetiva para o seu desenvolvimento futuro requerem a atenção continuada das políticas públicas, garantes da sua sustentabilidade e eficácia.

As bibliotecas escolares acompanham estas mudanças e procuram responder aos desafios que a sociedade atual lhes coloca nesta variedade de dimensões, afirmando o seu papel enquanto espaços de inovação, descoberta e fruição, onde a leitura, as aprendizagens e o desenvolvimento pessoal acontecem e o futuro se constrói.

São estas as ideias orientadoras que enquadram o programa do Encontro "Ler e Formar Leitores no Século XXI: Bibliotecas e Inclusão".