Apresentação

O Encontro Ler e Formar Leitores no século XXI – desafios digitais, visa a criação de um espaço de apresentação e partilha de ideias em torno das problemáticas que hoje rodeiam as questões da convergência entre a leitura e o digital junto dos mais jovens e os desafios colocados aos educadores, mediadores de leitura, media e famílias em relação com os seus processos de formação leitora.

De facto, ao mesmo tempo que suportes e modos de expressão e de comunicação passam cada vez mais pelo universo do digital, da web e das redes sociais, a leitura continua a crescer como prática social, mantendo o seu estatuto de principal meio de informação, aprendizagem, construção de conhecimento e participação social entre as gerações mais jovens.

Este ato de ler (e escrever) constitui-se, contudo, como um fenómeno novo, abarcando todos os tipos de textos e media e implicando processos intelectuais e cognitivos muito distintos dos exigidos pela leitura intensiva e linear tradicional.

Esta complexidade e multiplicação de modos e oportunidades de aproximação à leitura aumentam a responsabilidade da escola (e da biblioteca escolar) na criação de boas práticas de leitura e no desenvolvimento de competências leitoras e de informação, não só em relação à leitura didática como em relação à leitura de entretenimento e prazer.

Simultaneamente, o uso de tecnologias participativas facilita o contacto dos jovens com a escrita, obrigando a repensar os modos como se desenvolve o trabalho de formação destes novos leitores-autores.

São estas as linhas orientadoras de reflexão que servirão de enquadramento às intervenções do Encontro.

Acompanhe o evento ao vivo aqui:

http://www.ustream.tv/recorded/8009704